Fechar

1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/AUsx7
Repositóriosid.inpe.br/jeferson/2004/01.28.10.27   (acesso restrito)
Última Atualização2004:06.17.03.00.00 (UTC) sergio
Repositório de Metadadossid.inpe.br/jeferson/2004/01.28.10.27.17
Última Atualização dos Metadados2020:07.08.13.32.24 (UTC) sergio
Chave SecundáriaINPE-10564-TDI/939
Chave de CitaçãoCunha:2003:MeMoAu
TítuloEduca-Ação: uma metodologia e um modelo para auxiliar a construção de currículos para educação mediada por computador
Título AlternativoEduca - ação: a metodology and a model to support the curriculum development for mediated computer education
CursoCAP-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2003
Data Secundária20031128
Data2003-11-28
Data de Acesso19 maio 2024
Tipo da TeseTese (Doutorado em Computação Aplicada)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas202
Número de Arquivos411
Tamanho20829 KiB
2. Contextualização
AutorCunha, Flávia Beatriz Rodrigues Prisco da
GrupoCAP-SPG-INPE-MCT-BR
BancaGuimarães, Lamartine Nogueira Frutuoso (presidente)
Silva, José Demisio Simões da (orientador)
Oliveira, Carlos Alberto de (orientador)
Carvalho, Solon Venâncio de
Omar, Nizam
Bonini, Luci Mendes de Melo
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2008-09-26 14:50:23 :: administrator -> banon ::
2008-09-26 14:50:42 :: banon -> administrator ::
2008-10-22 12:37:22 :: administrator -> jefferson ::
2009-06-19 14:49:41 :: jefferson -> administrator ::
2009-07-08 21:19:16 :: administrator -> jefferson ::
2009-11-05 15:17:42 :: jefferson -> alessandra@sid.inpe.br ::
2010-01-11 19:22:15 :: alessandra@sid.inpe.br -> viveca@sid.inpe.br ::
2012-07-18 13:50:40 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator ::
2018-06-05 01:20:30 :: administrator -> marciana :: 2003
2018-07-13 19:10:28 :: marciana -> sergio :: 2003
2020-07-08 13:32:24 :: sergio -> simone :: 2003
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chaveinformática na educação
inteligência artificial
educação à distância
educação mediada por computador
educação
linguagem natural
education computing
artificial intelligence
distance education
computer aided instruction
education
natural language
ResumoEsta tese propõe uma metodologia destinada a apoiar educadores no planejamento e na construção de currículos de cursos e disciplinas a serem ministrados através do computador. A metodologia foi desenvolvida a partir de investigações sobre as relações das áreas educacional e computacional, no contexto da Educação Mediada por Computador (EMC). Na pesquisa foram analisadas as questões pedagógicas e didáticas apropriadas para este segmento educacional, tendo-se como base as teorias interacionistas da Psicologia Cognitiva de Piaget e de Vygotsky. A metodologia objetiva o estabelecimento de uma reflexão sobre as práticas educacionais empregadas na EMC e enfatiza, sempre, a existência de diferenças significativas entre a educação presencial tradicional e a EMC. Desse modo, ela alerta o educador sobre as mudanças que estão ocorrendo no cenário educativo, no que diz respeito à utilização das novas tecnologias e valoriza a redefinição dos termos "ensinar" e "aprender", que estão inseridos neste contexto. A tese apresenta também o modelo de um ambiente computacional denominado EDUCA-AÇÃO, desenvolvido para mostrar a relação da metodologia fundada nas teorias da Educação e da Psicologia Cognitiva com a Ciência da Computação, além de conter a descrição do protótipo EDUCA-AÇÃO, construído para a verificação e validação do emprego da metodologia na solução de problemas reais. ABSTRACT: This thesis purposes a methodology in order to support the educator on the planning and on the construction of his/her educational curriculum for the computer-mediated education. The relationship between the educational and computational areas in the computer- mediated education context was carefully examined for this development. The investigation analyses pedagogical and didactical questions suitable for this educational segment. The Piaget and Vygotsky´s cognitive psychology theories were the basis for these analyses. The methodology aim is to establish a reflection about the educational methods, which have been applied on the computer-mediated education, emphasizing the significant differences between the traditional and the computer-mediated educations. Therefore, it alerts the educator about the changes that are occurring in the educational scenario, related to the use of the new technology, and increases value to the meaning of ?teaching? and ?learning. This thesis also presents a model for a computer environment named EDUCA-AÇÃO, developed to demonstrate the relation of this methodology with the Computer Science area. In addition to all of this, a prototype EDUCA-AÇÃO system was built to verify and validate the application of the methodology in real problem solutions.
ÁreaCOMP
Arranjourlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CAP > Educa-Ação: uma metodologia...
Conteúdo da Pasta docacessar
Conteúdo da Pasta sourcenão têm arquivos
Conteúdo da Pasta agreementnão têm arquivos
4. Condições de acesso e uso
Idiomapt
Arquivo Alvopaginadeacesso.html
Grupo de Usuáriosadministrator
jefferson
sergio
simone
Grupo de Leitoresadministrator
sergio
simone
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Leituradeny from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2PHGS
DivulgaçãoNTRSNASA; BNDEPOSITOLEGAL.
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype
7. Controle da descrição
e-Mail (login)simone
atualizar 


Fechar